Carne e couro: Acordo de Cooperação Técnica vai aprimorar controles socioambientais na cadeia produtiva

Um novo compromisso foi assinado para tornar os setores da carne e do couro ainda mais próximos em pesquisa, projetos e soluções para a sustentabilidade no Brasil. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, com metas sobre processos e controles socioambientais, incluindo o aprimoramento de registros da rastreabilidade bovina do país.

Os objetivos do acordo e o grupo que irá coordenar as ações foram apresentados recentemente pela ABIEC e pelo CICB, com a participação de alguns dos principais agentes ligados aos dois setores. Carne e couro integram a mesma cadeia de produção e têm intenções comuns em melhora de suas operações, análise de dados e entregas aos seus públicos. Conformidade com a legislação – tanto nacional como dos países que importam os produtos brasileiros –, detalhes sobre origem da matéria-prima e as melhores práticas em cada etapa do ciclo produtivo são pautas correntes e compartilhadas pelos dois setores.

O acordo vai colocar em ação um plano com apoio mútuo e que possa trazer resultados às empresas da carne e do couro do país em requisitos técnicos e de registros exigidos por diferentes clientes e mercados. Diálogo, interface operacional, articulação e coleta e disponibilização de dados autorizados são algumas das expressões chave dos projetos que serão desenvolvidos por meio do acordo.