Brazilian Beef desembarca em Dubai e parceria ABIEC e ApexBrasil pretende demonstrar a qualidade da carne brasileira no mercado árabe

Entidade participa da Gulfood, uma das principais feiras de alimento do mundo

Um dos mercados mais estratégicos para a carne bovina brasileira, os Emirados Árabes Unidos será o foco de uma ação promocional desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que mais uma vez leva o projeto Brazilian Beef para a Gulfood, uma das principais feiras de alimento do mundo. O evento acontece em Dubai, no moderno centro de convenções e reuniões do Dubai World Center, entre os dias 20 e 24 de fevereiro. A ação é realizada em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), parceira da ABIEC no projeto Brazilian Beef e contará com a presença de 19 empresas associadas – Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo e Zanchetta.

Durante os quatro dias de feira, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o modelo de produção da carne bovina brasileira que une tecnologia e produtividade com sustentabilidade. O mercado árabe tem sido destaque na pauta de exportações da pecuária brasileira. Em 2022 as exportações para os países de maioria mulçumana somaram mais de 302 mil toneladas. Em faturamento, as vendas foram de cerca de US$ 1,3 bilhão. Esse mercado respondeu por 13,4% do volume exportado pelo Brasil em 2022 e 9,94% da receita total.

No estande de 404 metros quadrados, contando com a área térrea e mezanino, os visitantes poderão degustar o tradicional churrasco brasileiro. A expectativa é de que cerca de 700 quilos de carne bovina sejam servidos na feira. A ideia é transformar o estande em um ambiente descontraído, propicio para compartilhar informações, explicar o modelo produtivo brasileiro e fazer negócios.  “A feira é um evento importante para nos colocar em contato com o mercado e para que possamos fortalecer o papel do Brasil como um fornecedor global de carne segura, com qualidade e respeito a sustentabilidade”, ressalta o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Sobre a ABIEC:

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 32 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135%no valor de suas exportações.

Sobre o Brazilian Beef:

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.