O Brasil atingiu um novo recorde nas exportações de carne bovina. Em julho, foram exportadas 267.668 toneladas, que englobam as categorias in natura, miúdo, industrializada, tripa, salgada e gordura. O faturamento do mês chegou a US$ 1,146 bilhão, o que coloca o resultado entre os 10 maiores faturamentos mensais da história das exportações brasileiras. Na comparação com o mês anterior, houve aumento de 21,6% no volume exportado, contra 220.183 toneladas exportadas em junho, já no faturamento, o crescimento foi de 20,3%, contra US$ 952 milhões no mês anterior.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última quarta-feira (06/08) são justificados pelo maior volume embarcado para a China, com 123.400 toneladas e receita de US$ 537,68 milhões.
Na comparação com o mês anterior, as exportações em julho cresceram para os Emirados Árabes (11.145 toneladas, crescimento de 18,6% no período), para as Filipinas (12.462 toneladas, crescimento de 49,3%), Rússia (11.259 toneladas e crescimento de 67,5%), Hong Kong (11.453 toneladas e aumento de 23,5%). A Indonésia também merece destaque, como destino de cerca de 2 mil toneladas de carne bovina brasileira em julho, o maior volume desde agosto de 2022.
Segundo o presidente da Abiec, o trabalho robusto de promoção da carne brasileira, empreendida pela parceria entre os setores público e privado têm grande relevância nos resultados. “Os volumes cresceram graças ao esforço do setor na busca por oportunidades em mercados já abertos e ajustes no mix de produtos, mas o câmbio favorável às exportações também contribuiu”, pondera Camardelli. Ele ressalta a performance no mercado chinês “Desde setembro de 2023, o país asiático não comprava tanta carne do Brasil”, afirma.
Janeiro a julho de 2024
No acumulado de janeiro a julho de 2024, as exportações de carne bovina brasileira somam 1,56 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 6,8 bilhões. A China acumula compras de 689 mil toneladas, em 2024, equivalentes a US$ 3 bilhões, um crescimento de 13,7% no volume, e faturamento estável, frente ao mesmo período de 2023.
Emirados Árabes Unidos seguem como segundo maior comprador da carne bovina, sendo o destino para a carne que será consumida no próprio mercado, ou para outros países como Irã, por exemplo. Os embarques para este mercado somam 106 mil toneladas, entre janeiro e julho de 2024, e US$ 484m milhões, crescimento de 213% e 218 %, respectivamente.
As exportações para os Estados Unidos cresceram 30% em volume, alcançando 102 mil toneladas, com incremento de 28% em faturamento, chegando a US$ 614 milhões, entre carne in natura e industrializada.
As exportações brasileiras de carne bovina nestes primeiros sete meses de 2024 também cresceram para Jordânia, chegando a 12.172 toneladas e US$ 47,3 milhões, frente a 5.633 toneladas e US$ 26,3 milhões em 2023. Destaque também para Líbano, com aumento de 105% em volume e 88% em faturamento, registrando, respectivamente, 11.567 toneladas e US$ 54,4 milhões.
“Caso o mesmo desempenho seja registrado até o final do ano, o Brasil pode chegar a ultrapassar recordes históricos, tanto em volume quanto em faturamento em ao final de 2024”, conclui Camardelli.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.