A Abiec encerra participação na Sipsa-Filaha & Agrofood 2024 com otimismo e novas perspectivas de mercado para a carne brasileira

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) concluiu com otimismo suas atividades, na edição 2024 da Sipsa- Filaha & Agrofood 2024, feira que é realizada em Argel, na Argélia, e é considerada uma mostra importante para o setor de alimentos, em especial, o segmento de fornecedores de máquinas para indústrias de processamento. Com base na grande procura por informações, pelo público da mostra, no estande da carne brasileira – o Brazilian Beef – e das conversas realizadas com as empresas associadas que compartilharam o espaço, o mercado argelino tem potencial de absorver entre cinco e seis mil toneladas de carne bovina resfriada por mês, o que demandaria ajustes na logística do produto, com a diversificação nas empresas de transporte marítimo para o país, no Norte da África.

O Brazilian Beef é uma iniciativa da Abiec e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e na Sipsa, ele congregou ainda as empresas Comesul Beef, Iguatemi Foods, Frigotil, Naturafrig, Prima Foods, JBS e Minerva. A Embaixada do Brasil em Argel também estava presente no Pavilhão Brasileiro. A Sipsa- Filaha & Agrofood 2024 foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio.

De acordo com o diretor de Assuntos Governamentais da Abiec, Carlos Franco, que representou a entidade na ocasião, grande parte da procura veio de interessados nas empresas associadas da Abiec que já fazem comércio com a Argélia. O setor agrícola na Argélia garante uma cobertura de aproximadamente 75% das necessidades alimentares nacionais.

“Existe uma demanda pelo fortalecimento da segurança alimentar no país e em todo o continente africano”, explica Franco. A importação de carne brasileira, segundo o diretor, ajudou a Argélia a reduzir a inflação. “O produto importado do Brasil passou a ser vendido, principalmente, em açougues, direto à população”, diz. As oportunidades na Argélia vêm sendo incrementadas, segundo o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, com o país gradualmente retomando as importações, em setores como o de aves e bovinos, após um período de retração para estimular a indústria doméstica. “Atualmente, a Argélia tem sido uma ótima alternativa para diversificação comercial”, diz.

Sobre a ABIEC
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 42 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.