Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes - www.abiec.com.br
Área Restrita: E-mail:  Senha: 
:: MARKETING
 
Projeto Imagem
 

         O Projeto Imagem é uma ação de marketing que consiste em convidar jornalistas internacionais de veículos especializados e formadores de opinião, para realizar uma vista in loco a cadeia produtiva da carne brasileira.

         Este programa de visitas leva em torno de uma semana e sempre está vinculada a uma feira agropecuária de relevância no Brasil.

         O roteiro consiste primeiramente na apresentação de uma palestra na entidade, seguido de visita a uma feira de exposição de gado, à fazenda, um frigorífico, uma churrascaria e por fim, vista a um projeto de preservação ecológica com criação de gado.

         O Projeto Imagem tem excelentes resultados. Um artigo escrito pela imprensa local em outro país pode ser mais relevante para o consumidor final do que um anúncio pago, pois será percebido como uma validação de terceira parte (imprensa) da qualidade do produto.



"Projeto Imagem" anteriores:

ABIEC leva jornalista estrangeiros ao MS
17 e 18 de junho de 2012
Mato Grosso do Sul

         Buscando promover a carne bovina brasileira junto aos jornalistas e consumidores estrangeiros, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, uma "press trip" ao Mato Grosso do Sul como parte de suas ações do Projeto Imagem, financiado pela Apex-Brasil. O evento contou com a participação de algumas das mais respeitadas publicações do mundo – a revista americana Time e o jornal britânico Financial Times, além de uma equipe do canal brasileiro de televisão TerraViva. O Objetivo da viagem foi mostrar aos correspondentes como é a produção de carne no Brasil, na fazenda e na indústria.

          No primeiro dia, os jornalistas Andrew Downing (Time), Iona Stevens (Financial Times) e Andréia Fogaça (TerraViva) visitaram a produção de novilhos super-precoces na fazenda Cachoeirão, no município de Bandeirantes (MS), onde puderam conhecer o sistema de confinamento, genética, sustentabilidade e técnicas avançadas de manejo, que permitem a engorda do animal em até 14 meses – a metade da média nacional. No final do dia, os jornalistas ainda puderam degustar um tradicional churrasco da fazenda, preparado pelos irmãos José e Nedson Rodrigues, proprietários da fazenda.

          No dia seguinte, a equipe seguiu para uma visita à uma das unidades do JBS em Campo Grande. Lá os jornalistas puderam acompanhar o processamento da carne, desde o abate dos animais até o embarque das cargas de exportação, verificando a excelência em todo o processo produtivo. "É fundamental que a imprensa, especialmente a internacional, conheça de perto a realidade da produção pecuária e da indústria da carne bovina brasileira", afirma Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec. "Existe uma revolução no uso de tecnologia, em sanidade e em inovação industrial que deve ser mostrada para quebrar preconceitos e estereótipos sobre o país e nosso produto", completa o executivo, que acompanhou o grupo durante a viagem.

Expointer 2011
27 de agosto a 4 de setembro de 2011
Esteio, RS

         A ABIEC e a Apex-Brasil assinaram em 27 de agosto, durante a 34a Expointer, realizada em Esteio (RS), um Termo Aditivo do Projeto Setorial Integrado de Promoção das Exportações de Carne Bovina (Brazilian Beef) para o Projeto Pecuária do Brasil, um plano de comunicação e gestão de imagem que irá construir uma nova narrativa para o setor, apresentando as melhores práticas e as histórias de sucesso da pecuária e da indústria da carne bovina brasileira. A ABIEC e a Apex-Brasil devem investir outros R$ 4,9 milhões nos próximos dois anos para ampliar as ações do Projeto.

         O objetivo do Projeto Brazilian Beef é fortalecer a imagem da carne bovina brasileira melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. "Queremos mostrar ao mundo todo o conhecimento e tecnologia que temos por trás dos nossos cortes de carnes, bem como uma série de atributos que agregam valor ao consumidor", disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, durante a solenidade que contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel; do presidente da ABIEC, Antonio Jorge Camardelli; e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.

         Pimentel destacou a importância da assinatura do acordo durante a Expointer: "Um evento como este mostra a pujança do agronegócio brasileiro. Sou testemunha do esforço que vem sendo feito pelas entidades e pelos órgãos de governo para promover os produtos brasileiros no exterior". Já Camardelli ressaltou a ampliação de mercados conquistada desde o início da parceria entre ABIEC e Apex-Brasil. "Exportávamos carne para 150 países em 2001. Hoje já vendemos carne para 80 mercados diferentes", disse.

         A Apex-Brasil já realizou outros quatro projetos com a ABIEC. Desde 2001, foram investidos R$ 20,3 milhões pelas duas entidades, que permitiram um salto nas exportações das empresas participantes do convênio, passando de US$ 1,5 bilhão em 2001 para US$ 5,2 bilhões em 2008.


Expozebu 2010

28 de abril a 10 de maio de 2010

         A emissora de TV francesa Canal Plus participou do Projeto Imagem no período de 01 à 04 de maio de 2010 para realizar um documentário sobre a produção de alimentos no Brasil com destaque para a carne bovina brasileira. A equipe visitou a Exposição Expozebu, assistiu à palestras da ABIEC que forneceu informações sobre a cadeia produtiva da carne brasileira e projeto Brazilian Beef . A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ também fez uma paletra sobre o Programa de Melhoramento Genético de raças zebuínas e projeto Brazilian Cattle.

         O grupo também visitou a Alta Genetics uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino do mundo e a Fazenda Mundo Novo, sinônimo de pecuária sustentável. Um dos integrantes da equipe francesa era um especialista de carnes que durante a visita fez uma demonstração de cortes. A equipe gravou imagens para a produção do documentário e a previsão é este material esteja pronto no início do ano que vem.

 

 
 
:: MARKETING: [ Feiras Internacionals ] [ Workshops ] [ Congressos ] [ Projeto Imagem ] ::
 

w w w . a b i e c . c o m . b r
© 2009 a 2014 - ABIEC - Todos os Direitos Reservados
Facebook | Twitter | Linked In | Contato

ABIEC
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 - 14o andar - Conjunto J
São Paulo - SP - Brasil - CEP 01451000
Tel.: +55 11 3531-7888 / Fax: +55 11 3032-5997